O governo da Bahia decretou, nesta quarta-feira (5), a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana nas cidades onde a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com a covid-19 esteja abaixo de 75%. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Mesmo com a autorização de reabertura dos bares e restaurantes, há quase um mês, a administração estadual havia mantido a proibição da venda de bebidas alcóolicas. A medida não agradou o setor. De acordo com o presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Bahia, Luiz Henrique do Amaral, a decisão estadual era “contraditória” e teria como consequência o fechamento de 70% dos bares do estado. A última prorrogação da restrição foi válida até esta terça-feira (3).

Além da permissão da venda de bebidas, o governo também decidiu flexibilizar o horário do toque de recolher em Salvador. A partir desta quarta-feira (5), a restrição de circulação pelas ruas da cidade passa para as 22h às 5h.