A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode revisar as exigências para a liberação de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 após impasse entre o governo federal e a empresa americana Pfizer para a aquisição do imunizante. A informação é da CNN Brasil.

A Pfizer afirmou, em posicionamento oficial divulgado ontem (28), que a lista de exigências para uso emergencial no Brasil é maior do que a de outras agências reguladoras e, por isso, requerem análises específicas para o país, o que leva mais tempo de preparação.

Em reunião da agência com a Pfizer para a aquisição do imunizante, no dia 14 de dezembro, a Anvisa solicitou, por exemplo, que a farmacêutica apresentasse detalhes do quantitativo de doses, o cronograma e análise de dados do impacto da vacina na população brasileira. Após a série de condições, no entanto, a Pfizer decidiu não fazer o pedido para uso emergencial.

Os técnicos da Anvisa pretendem agora esclarecer à empresa americana que as solicitações do encontro eram recomendações e não imposições. O encontro com a Pfizer foi solicitado pela direção da agência.