A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas informa que hoje, dia 02 de Dezembro, registramos 16 novos casos confirmados para covid-19 no município. O que significa que houve crescimento 1,59% de casos nas últimas 24h e 1,23% é a média nos últimos 05 dias.

Apresentamos 1021 casos confirmados, e destes 65 ativos, sendo acompanhados pela vigilância em saúde e destes, 04 encontram-se internados em Hospital da mulher, em Salvador.

Notificamos hoje, 02 de Dezembro de 2020, a confirmação do décimo nono óbito por covid-19 do município, que ocorreu em 15 de Agosto e estava sob investigação junto à Secretaria de Saúde do Estado. A paciente, 64 anos, com história de doença crônica pré-existente (Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Doença Cardiovascular), estava internada em Hospital da mulher em Salvador, e, após complicação do quadro clínico, foi a óbito.

Informamos também que 91,7% dos pacientes estão recuperados. Somam 937 os que receberam alta de acompanhamento, após avaliação médica e cumprindo o ciclo da doença em isolamento domiciliar. Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 493 pessoas, e dessas 75 apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza óbito que ocorreu em outra data. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19, no Estado. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. O boletim epidemiológico Nº 261 registra ainda 1400 casos descartados para Covid-19.