A Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), protocolou, na terça-feira (17), no Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) e no 2° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), um ofício requerendo a adoção de procedimentos e disponibilização de kits de higienização para os policiais militares.

O objetivo, segundo a associação, é “salvaguardar a saúde e segurança dos policiais e bombeiros militares, com vista a pandemia de Coronavírus, como também o princípio de manifestação do H1N1”. Ao Acorda Cidade o coordenador Aspra Bahia, Paulo dos Anjos, informou que, no ofício também, pediu prioridade aos policiais militares na vacinação contra a gripe.

“Primeiro lugar, preservar a saúde e a segurança para que os policiais militares possam atuar em favor da sociedade com tranquilidade. A gente também pediu no ofício que seja dado prioridade aos policiais militares na vacinação contra a gripe porque aumenta a imunidade desses profissionais que estão vulneráveis diante não só do Coronavírus, como também do H1N1 que já teve vários casos. Também é uma forma de dar atenção e valorizar esses profissionais que sempre estão colocando as suas vidas em risco em favor da sociedade”, afirmou.

Segundo a Aspra, o Kit de proteção individual para todos os policiais militares deve ser composto de álcool gel (70%), luvas e máscaras cirúrgicas. Também foi solicitada a higienização periódica das viaturas e carga individual dos coletes balísticos e trabalho remoto para servidores que utilizam medicamentos imunossupressores, que tenham histórico de doenças respiratórias e doenças crônicas e grávidas.