MURITIBA: Prefeitura realiza ações em referência ao Setembro Amarelo

9

A Prefeitura de Muritiba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e seus dispositivos CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou durante todo o mês de setembro, palestras, oficinas, rodas de conversas, entre outras ações em alusão ao mês de conscientização da prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo.

Foram várias mobilizações, a exemplo das mulheres da melhor idade da Sede, que participaram de uma roda de conversa sobre o suicídio, ministrada pela psicóloga Renata Menezes. Já no Colégio Jonival Lucas, em São José do Itaporã, os alunos participaram de um bate papo com a temática “Quebrando Tabus”. Tivemos também, uma palestra com a psicóloga Sâmia Letícia e um momento de socialização com o grupo de mulheres, além de palestras nas unidades de saúde do município.

O setembro amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar às pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios e crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

“A melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social Vanilza de Menezes.

Fonte:Departamento de Comunicação