Após final de semana chuvoso, municípios da Bahia decretam situação de emergência

6

Depois do final de semana chuvoso na Bahia, 19 cidades decretaram situação de emergência por todo o estado. Dois dos municípios ficam na região metropolitana de Salvador: Lauro de Freitas e Simões Filho.

De acordo com o titular da Superintendência da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), Paulo Sérgio Menezes, a previsão é de que o número aumente até o final do mês, por conta da previsão de mais chuvas em outras regiões da Bahia.

“Estamos com municípios em situação de emergência, nessa situação de desastre por conta dessas chuvas intensas que têm caído no estado da Bahia. Todo o recôncavo baiano, região metropolitana e baixo-sul, aquela região de Itabuna e Ilhéus. As defesas civis já estão em alerta, os planos de contingência desses municípios já estão prontos e preparados para dar a primeira resposta no caso de chuvas concentradas e intensas como estas que ocorreram no final de semana”, disse,

Em Lauro de Freitas, a prefeitura decretou situação de emergência no sábado (11), depois que a cidade foi atingida por 206 milímetros de chuva em 72h. O índice é superior à média histórica do mês de maio, que é de 186 milímetros. Já em Simões Filho, a prefeitura decretou emergência no domingo (12).

A previsão para a terça-feira (14), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que o dia se mantenha nublado com pancadas de chuvas isoladas tanto em Lauro de Freitas quanto em Simões Filho.

As cidades do recôncavo, como Cachoeira, Santo Amaro e Amargosa, além de Itabuna e Ilhéus, têm a mesma previsão de pancadas isoladas durante todo o dia. Leia mais AQUI.