Cachoeira recebe oficina para implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

133

As Secretarias de Agricultura e de Obras e Meio Ambiente de Cachoeira, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e o Prodetur Nacional realizam, na quarta-feira (15), a primeira oficina do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento acontece das 8h às 17h, na Fundação Hansen Bahia, e conta com a presença da população de Cachoeira, São Felix, Muritiba e Maragojipe.

 

Os Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) para as cidades do Grupo A da Baía de Todos-os-Santos (Cachoeira, São Félix, Muritiba, Maragojipe, Santo Amaro, Saubara e Simões Filho) buscam instrumentalizar os municípios para o aperfeiçoamento da capacidade de gerenciamento, visando à melhoria da prestação dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, conforme disposto na Lei Federal nº 12.305/2010.

 

Para a elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos, o Governo da Bahia, através da Setur dividiu os municípios da Zona Turística Baía de Todos-os-Santos em dois grupos, A e B. O Consórcio Brasilencorp/Brencorp, através de contrato firmado com a Setur, é o responsável por elaborar os PMGIRS para os municípios desses grupos.

 

A participação de toda a sociedade é essencial para a elaboração do Plano e o engajamento dos gestores públicos e técnicos tem papel de grande relevância no processo. Nesta etapa de elaboração do Diagnóstico dos Planos, serão feitas visitas aos municípios para o levantamento de informações locais. Para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos serão realizadas Oficinas e Audiências Públicas.

 

Fonte:ASCOM – Prefeitura de Cachoeira