Prefeita e vereadores de Maragojipe se reúnem com representantes do Estaleiro Enseada

26

A prefeita Vera Lúcia, acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Maragojipe, Luís Fernando Ribeiro – Luisinho – e os vereadores José Moisés Nunes, Alberto Soares (Beto de Betuca), Marcelo Borges, Albino Mateó (Juninho da Colônia) e Paulo José Guedes (Paulo de Plínio), esteve reunida na última sexta-feira (4), em Salvador, no escritório do Estaleiro Enseada Indústria Naval, quando discutiu com seus dirigentes as reais possibilidades para plena retomada das atividades interrompidas há mais de três anos.

Da parte da direção do Estaleiro o foco principal girou em torno da alíquota de ISS cobrado pelo município que atualmente é de 5%, sendo reivindicada a redução para 2%, tema amplamente abordado pelo diretor financeiro da Enseada, Ricardo Ricardi, que colocou como uns dos entraves para alavancar o seu funcionamento.

A prefeita Vera, que em uma incansável luta tem buscado formas de viabilizar o retorno das atividades do estaleiro com o objetivo de alavancar a economia do município, disse “que não medirá esforços para que de fato se concretize o pleno funcionamento de um empreendimento que diretamente chegou a empregar mais de 6 mil trabalhadores”. Afirmou ainda o quanto a economia local tem sido afetada com a paralisação das atividades na Enseada, no distrito de São Roque, “são milhares de famílias, hoje, ocupando o mercado de mão-de-obra informal, tendo como retorno baixos rendimentos”.

Na oportunidade os dirigentes do Estaleiro Enseada protocolaram um ofício à prefeitura solicitando o envio de um projeto de lei com vistas à apreciação pela Câmara Municipal de proposta de redução do ISS, proposta que será precedida de um estudo, por parte de técnicos da prefeitura, acerca do impacto financeiro e sua viabilidade.

Estiveram presentes no encontro a gerente financeira da Enseada, Ana Virginia e o gerente de comunicação, Marcelo Gentil; além do procurador de Maragojipe, Luís Cláudio Machado, e da controladora Maria das Graças Carvalho.